PROJETOS DE PESQUISA

PROJETOS DE PESQUISA

O Laboratório de Publicidade e Propaganda também é um espaço-tempo de pesquisas e produção de conhecimento científico. Considerando as trajetórias dos docentes responsáveis pela disciplina e, ainda, entendendo o percurso como elemento norteador das escolhas feitas, a disciplina vem, aos poucos, construindo pontes e entrelaçando as pesquisas já desenvolvidas pelos professores com as novas que surgem ao longo do caminho.

QUADRINHOS | Memória do quadrinho brasiliense (1957 a 2022)

Brasília completou, em 2023, 63 anos, e, ao longo desse período, as expressões culturais e artísticas floresceram em diversas áreas e linguagens. Desde o início, a produção cultural da cidade se mostrou aberta a todas as influências, estilos e culturas, e com as histórias em quadrinhos não foi diferente. A narrativa gráfica (EISNER, 1989), sendo uma linguagem centenária e com expressiva tradição no Brasil, encontrou no caldeirão cultural da nova capital um terreno fértil para desenvolvimento e inovação.

Este projeto visa resgatar e registrar uma possível história das histórias em quadrinhos gestadas em Brasília, tanto por pessoas que adotaram a cidade como lar para sua produção quanto por aqueles que, sendo de Brasília, deram voz a personagens e narrativas locais, ao mesmo tempo em que trouxeram influências e ideias de todo o Brasil. Parte-se da premissa de que, desde a construção da cidade — ocorrida entre 1957 e 1960 —, a produção de narrativas gráfico-visuais tem se destacado por sua diversidade. A partir desses primórdios, a proposta é investigar década a década, até o ano de 2022, criando uma linha do tempo composta por depoimentos de “personagens” que participaram — e ainda participam — dessa trajetória. Suas produções, experimentações, sucessos e fracassos contribuíram para um cenário repleto de aventuras, humor, crítica social e política, e até mesmo uma dose de deboche.

O projeto também pretende estabelecer paralelos com a conjuntura social e política da cidade e do cenário nacional, abordando o projeto de abertura e modernização de JK, a ditadura e seus anos de chumbo, a redemocratização, as turbulências dos anos 1990, e a chegada do mundo digital nos anos 2000 e além. A meta é, assim, identificar um possível “Quadrinho Brasiliense”, demarcar suas características e, sobretudo, registrar sua breve, porém potente, história, seus personagens — reais e fictícios — e seus ilustres criadores.

Este projeto está vinculado ao Grupo de Estudo de História em Quadrinhos – GIBI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8701237947200950), certificado pelo CNPq.

CADERNOS DE RASCUNHOS | Do objeto à camada intersubjetiva: o sketchbook como estrato do pensar gráfico

A pesquisa tem como objeto o caderno de esboço, atualmente mais conhecido como sketchbook. Partindo de uma análise inicial material e constitutiva do sketchbook enquanto artefato, buscou-se compreender o objeto como uma porta de entrada para a construção de novas possibilidades de leitura dos meios de comunicação, de seus produtos e subprodutos. Durante o desenvolvimento, foram mencionados os aspectos estéticos do sketchbook, com o objetivo de entendê-lo como um agente de persistência do pensamento gráfico tradicional na atual cultura digital.

Ao aproximar os atributos materiais e estéticos, chegou-se à proposição de que os sketchbooks mantêm o pensar gráfico como uma camada de percepção para confrontar a contemporaneidade e suas dinâmicas virtuais. Nesse processo, as noções que ajudaram na estruturação e posterior análise do objeto foram a memória, o imaginário, a narrativa e o devir. Com isso, ficou evidente que o sketchbook é uma ponte entre o pensar e o fazer, estabelecendo-se como um importante vínculo intersubjetivo, conectando pessoas a experiências estéticas e comunicacionais.

Por fim, a pesquisa propõe que o cenário estabelecido por essa relação seja uma cultura do esboço, onde não se busca a finalização ou a forma definitiva.

LETRANSMÍDIA | Letramento transmídia, práticas comunicacionais e as realidades brasileiras

A cultura digital e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado transformações de diversas naturezas, especialmente nos modos de produzir, armazenar, distribuir e acessar informações, o que reverbera em amplas mudanças, inclusive no ambiente educacional, em seus vários níveis. Observa-se que a rede tem promovido a circulação de conteúdos transmidiáticos por diferentes plataformas, exigindo novas competências para lidar com diversos hardwares, softwares e seus respectivos protocolos. Isso demanda uma espécie de letramento próprio, e, ao mesmo tempo, evidencia que nem todos os jovens possuem os mesmos acessos e oportunidades para desenvolver habilidades e competências. Identificar essas competências torna-se uma prioridade frente aos inúmeros desafios que a cultura digital tem imposto.

Adotando como base teórico-metodológica o Transmedia Literacy Project (SCOLARI, 2018) e integrando o projeto nacional “Letramento transmídia, práticas comunicacionais e as realidades brasileiras”, esta pesquisa tem como objetivo analisar as competências transmidiáticas desenvolvidas por adolescentes do ensino médio de escolas públicas no Brasil em relação ao uso das TICs. Busca-se mapear e descrever as competências comunicacionais transmidiáticas desses adolescentes, com o intuito de elaborar um diagnóstico capaz de formar um corpus de conhecimento que permita a criação de estratégias pedagógicas e a proposição de políticas públicas e ações inovadoras para o enfrentamento do problema-alvo desta proposta.

De abordagem dedutiva, qualitativo-exploratória e com caráter predominantemente etnográfico, a pesquisa adota estratégias metodológicas e instrumentos de coleta de dados como questionários, oficinas, entrevistas semiestruturadas e registros pessoais de uso de mídia. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de ações voltadas para a educação midiática, especialmente em relação às competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevendo, assim, o uso crítico, reflexivo, ético e responsável das tecnologias digitais nas diversas práticas sociais.

LIVROS PROVÁVEIS, LEITURAS POSSÍVEIS: CARTOGRAFIAS VISUAIS DA EXPERIÊNCIA DO LER EM AMBIENTE DIGITAL

Partindo da hipótese de que o objeto livresco digital revela, em sua própria materialidade, dissonâncias entre os modos de apresentação nas interfaces gráficas e as estratégias inscritas nos sistemas, a pesquisa sustenta que essa materialidade, frente aos protocolos de leitura (CHARTIER, 2011; FLEXOR, 2018), promove experiências de leitura que oscilam entre consonância e conflito. Esse processo tensiona as relações estabelecidas entre o leitor modelo e os leitores empíricos (ECO, 1988), gerando cartografias de leitura que, embora instáveis, refletem a centralidade dos protocolos do sistema livro.

Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral reconhecer, a partir dos protocolos de leitura, os leitores modelo previstos na categoria livresca denominada webbooks, analisando as relações de consonância e conflito surgidas durante a experiência de leitura e construindo cartografias visuais que permitam comprovar o argumento defendido.

Partindo da premissa de que a leitura realizada por meio de telas pressupõe uma dialogicidade entre usuário e sistema, e reconhecendo a primazia da visualidade nas interfaces computacionais, essa cartografia permitirá a construção de visualizações dos dados de leitura, viabilizando a identificação dos padrões estéticos característicos da leitura contemporânea.

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