PROJETOS DE EXTENSÃO

SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA MATRIZ CURRICULAR

Considerando não apenas a Resolução Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 do Ministério da Educação – que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira -, mas, sobretudo, observando o Projeto Político Pedagógico do Curso, o Laboratório de Publicidade e Propaganda prevê a inserção curricular da extensão como modo, sobretudo, de fortalecer as relações que se tecem com o tecido social, fazendo transbordar para além da sala de aula a produção de conhecimento produzida a cada semestre.

Conforme registra a citada Resolução, a Extensão na Educação Superior Brasileira refere-se a uma atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Nesse sentido, prevendo o cumprimento de, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação para as atividades de extensão – incorporada à matriz curricular do curso -, o Laboratório de Publicidade assume parte desse percentual, objetivando, com isso, aproximar as diferentes produções da disciplina com as demandas sociais.



A PROPOSTA EXTENSIONISTA | Liga Acadêmica de Educação Midiática e Publicitária (LAEMP)

 

A proposta de inserção curricular da extensão do Laboratório de Publicidade e Propaganda se conforma a partir da constituição da Liga Acadêmica de Educação Midiática e Publicitária (LAEMP), que tem como objetivo complementar a formação acadêmica por meio de atividades extensionistas norteadas pela articulação com o ensino e pesquisa.

Operando de forma transversal e dialógica com outras disciplinas e projetos de extensão do curso – como o OPS! Observatório de Publicidade e Sociedade, ligado às disciplinas Publicidade e Sociedade e Legislação e Regulamentação em Publicidade e Propaganda – o projeto extensionista do LabPP tem como objetivo aproximar e fortalecer a reflexão crítica dos estudantes, promovendo uma atuação comprometida, consciente e proativa frente aos desafios da sociedade. 

Através da pesquisa, ensino e extensão, a Liga Acadêmica de Educação Midiática e Publicitária tem como objetivo desenvolver uma série de ações que permitam a formação de jovens do ensino fundamental e médio – prioritariamente de escolas públicas do DF – quanto à educação midiática e publicitária. Compartilhando e construindo com esses jovens ferramentas e estratégias que permitam decodificar as linguagens das mídias e, mais particularmente, da linguagem publicitária, o projeto pretende capacitá-los de modo que possam problematizar as práticas e processos de consumo na contemporaneidade, estimulando a postura crítica, participativa e criativa diante dos desafios da cultura midiática e do consumo.  

Assim, com o objetivo de promover a reflexão crítica comprometida eticamente e a produção criativa sobre a mídia mais amplamente e sobre a publicidade em uma perspectiva social, a Liga Acadêmica de Educação Midiática e Publicitária vem planejando – a partir da discussão da educação midiática e informacional, assim como reflexões acerca do que ensina a publicidade, os impactos da publicidade online sobre as infâncias e adolescências e, ainda, discussões acerca da integridade da informação publicitária – o desenvolvimento de uma série de ações/produtos tais como: rodas de conversas e cine debates, mapeamento e análises críticas de peças e campanhas publicitárias, oficinas de letramento publicitário, concepção e uso de jogos que possam ser usados como instrumentos pedagógicos acerca do tema, criação de produtos educomunicativos para uso pedagógico, além da produção de conteúdos que possam alcançar, mais amplamente, o tecido social.

PROJETOS DE EXTENSÃO

    • 20 anos do Laboratório de Publicidade e Propaganda (2024);
    • Laboratório de Publicidade e Propaganda: memória, organização digital e letramento publicitário (2024);
    • Laboratório de Publicidade e Propaganda (LabPP): memória e arquivo histórico (2023);
    • Vocês existem e são valiosos pra nós: histórias de vida como retratos da transformação social a partir da lei de cotas (2023).

SEMANA UNIVERSITÁRIA UnB

    • Mostra de Extensão em Comunicação (2023);
    • Mostra de Extensão em Comunicação | LabPP (2022);
    • PAPOLAB: sobre narrativas do/no mundo (2021);
    • I Mostra de Publicidade FAC-UnB (2021) 

ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 2024.1

    • LABPP nas escolas públicas (2024);
    • Oficina de sketchbook (2024);
    • Oficina de serigrafia (2024).
Pular para o conteúdo