HALL DA FAMA

Depoimentos de estudantes que passaram pelo LabPP

Oi, pessoal! 👋✨

Temos uma ideia por aqui e queremos MUITO contar com vocês! 🥳 Estamos juntando depoimentos de ex-participantes sobre a experiência no nosso LabPP. Queremos saber sobre aquele momento ou aprendizado que marcou 🎯, uma ideia que pegou fogo 🔥 ou até uma descoberta que mudou tudo pra você 💡💥.

Mande um texto de até 15 linhas, o semestre que você cursou e o tema/produto do seu Lab! Vamos usar essas histórias pra inspirar quem tá chegando agora. Vocês fazem parte dessa história, e nada melhor do que ouvir quem já viveu essa jornada criativa! 🎨🚀

Animados pra ouvir vocês! 💌

Sara Viana Sobreira Bezerra

1º/2020 | Ilha das Incertezas | Analista de Marketing na Natura 

O LabPP 1º/20 foi a experiência mais louca e gratificante da minha faculdade. No primeiro semestre online, em plena pandemia, enfrentamos o desafio de aprender, viver e criar juntos, alunos e professores, o formato do LabPP virtual. Foi um período de sentimentos à flor da pele, mas hoje sei o quanto valeu a pena. Os ensinamentos de empatia, capacidade de mudar de rota e o olhar atento ao outro, me acompanham tanto na vida profissional quanto pessoal. O LabPP se tornou um refúgio, um acalento em tempos difíceis. Convido todos a explorarem a “Ilha das Incertezas”, esse mundo mágico, louco, trágico, confuso e maravilhoso que criamos juntos, mesmo separados fisicamente.

Catarina Xavier de Sousa

1º/2020 | Ilha das Incertezas | Videomaker na Agência Radiola e Hazô Foto

O LabPP foi meu lar e meu refúgio durante um momento extremamente complexo e cheio de incertezas que foi o primeiro semestre remoto determinado pela pandemia de coronavírus. Tanto os alunos quanto os professores estavam vivenciando uma realidade completamente nova e sem precedentes, mas optamos por nos reunir e criar um espaço acolhedor e aberto para diálogo, compreensão, experimentação de novas habilidades e repertórios. Vivemos intensamente essa matéria, com encontros praticamente todos os dias da semana para desenvolver personagens, processos, histórias, parâmetros textuais, sonoros, visuais etc.

A verdade é que eu sou imensamente grata por ter tido a oportunidade de estar presente na Ilha das Incertezas e participar de todos os cantinhos que construímos nesse projeto, principalmente por ter feito isso com um grupo tão incrível de forma coletiva e integrada. Penso que o LabPP foi um grande pontapé para aprender a lidar com situações inesperadas, limitações de contextos, além de ter a possibilidade de estar em contato com o meu verdadeiro eu. E a cereja do bolo disso tudo, com certeza, foi ter tido um reconhecimento nacional com o prêmio Expocom 2021. 

Ianca Santos

2º/2020 | Livro Infantil Atchim: e o mundo ficou assim? | Agência ilhaBRASIL

O LabPP me ensinou bastante coisa, principalmente porque além de ter participado, fui mais tarde monitora da matéria, então aprendi 2 vezes. Quando fiz o livro Atchim foi muito importante já que estávamos em plena pandemia e a temática também foi voltada para esse momento, pensando nas crianças, o que foi extremamente desafiador, e gratificante. Aprendi muito sobre a importância de se aprofundar nos assuntos e fazer o trabalho dar certo apesar de todas as dificuldades. Durante o período como monitora, apreendi ainda mais de forma prática (semestre presencial), vendo de perto o processo criativo de cada um. Hoje, trabalho em uma pequena agência de comunicação, ilhaBRASIL, onde uso muito do LabPP o tempo todo. Eu levo com certeza muito aprendizado prático, carinho e persistência do trabalho que tivemos no LabPP. Foi um processo importante para muitos naquele momento. Fiz amizades muito importantes durante o processo todo que estive no LabPP e cresci muito.


Ryan Cláudio Nunes de Castro

1º/2021 | O Olho Mágico | Diretor de Arte na agência NOVA

Eu sou o Ryan Castro, recém graduado em Comunicação Social na FAC/UnB e fui aluno do Laboratório de Publicidade e Propaganda no segundo semestre de 2021 (que na verdade era o primeiro do ano, por conta do atraso da pandemia). O projeto que desenvolvemos foi a revista digital @olhomagico.o no Instagram em edição única. Nela criamos 3 editorias principais: 1. Indivíduo-Coletivo, 2. Real-Imaginário, e minha preferida, 3. Espaço-tempo. Abordamos temáticas pandêmicas sob inúmeras estéticas, dos quadrinhos aos memes, dos poemas aos vídeos! O LabPP foi muito especial, pois foi uma disciplina que eu esperei bastante para fazer. Acompanhava os projetos anteriores ao meu e aguardava ansiosamente a minha vez. Apesar do contexto de pandemia, foi engrandecedor exercitar a criatividade 360° sob orientação dos professores Luciano, Suelen e Carina. Atualmente, atuo como Diretor de Arte na agência NOVA, mas também passei pela Look and Feel, Publicis Amsterdã e Artplan nos últimos anos. Ah, e claro, minha primeira agência, Doisnovemeia! Levo do LabPP todo esse senso de coletividade e a construção de conhecimento por meio do afeto. Sou muito feliz por ter feito parte da história do Lab e de tê-lo deixado marcar também a minha trajetória.

 

Karla Gabriella Ribeiro da Luz

1º/2021 | O Olho Mágico | Contadora de Histórias

Me chamo Karla Gabriella Ribeiro da Luz, entrei na FAC no 1/19 e participei do LABPP durante a pandemia, quando produzimos uma revista digital no Instagram @olhomagico.o e fazíamos publicações semanais. Foi super legal explorar diferentes linguagens, e isso influenciou muito na decisão sobre o que fazer no meu TCC (para deixar a experimentação rolar junto com a criatividade). Atualmente estou participando de um voluntariado cristão na Colômbia, então não estou trabalhando diretamente com comunicação, mas tenho experimentado o poder de contar histórias e como elas podem transformar vidas quando carregadas de verdade, amor e esperança! Algo que me marcou muito foi ver a dedicação dos professores Carina, Luciano e Suelen, o que me faz pensar no poder da educação quando junto com o afeto. A sala de aula (ainda que online) pode ser um lugar não só de compartilhar informação, mas realmente de encontros e partilha ❤️!

Dener de Souza Santos

1º/2022 | Identidade Visual dos 20 anos | Estagiário na UnB

Primeiramente, acho importante explicar que o primeiro semestre de 2022 foi o primeiro semestre presencial na UnB após 2 anos de aulas à distância, ocasionado pela pandemia. Fazia exatamente 2 anos que eu tinha entrado na UnB, eu era um aluno 100% EAD! Todas as minhas experiências com a publicidade foram feitas através de uma tela, tudo que eu queria era fazer as coisas “de verdade”! O Laboratório foi exatamente o que eu precisava! Nele, todos tiveram a oportunidade de ir do atendimento até o audiovisual dentro da publicidade, foram muitos aprendizados que eu nunca consegui ter antes, foi no Lab que eu trabalhei com audiovisual pela primeira vez, algo que continuo trabalhando até hoje e onde aprendi várias lições de trabalho em grupo! Foi nesse semestre que eu entendi que para um projeto em equipe perfeito é necessário ter alinhamento, organização e muita emoção envolvida! Todos precisam acreditar e amar o projeto (isso é o que dá o tempero especial na minha opinião). Com tudo isso, conseguimos completar o manual de identidade visual do evento de 20 anos do LAB. Uma entrega final linda, que refletiu tudo que os alunos daquele semestre sentiram ao fazer a matéria: O Laboratório de Publicidade e Propaganda da UnB é onde criar faz sentido!

Amanda Falcão Cyriaco

1º/2022 | Identidade Visual dos 20 anos do LABPP

Oi, oi! Me chamo Amanda Falcão Cyriaco, sou do 2º semestre de 2019 e o projeto do qual participei foi o da criação da identidade sensorial do LabPP, em 2022. Pra mim, o Lab foi a experiência acadêmica mais importante e impactante da universidade. Até hoje uso o Lab como inspiração: coloco uma música que ouvia muito na época e deixo as memórias de pura criatividade e liberdade me guiarem. Além de trabalhar diariamente com amigos muito queridos e  ser guiada por alguns dos melhores professores que já tive (beijo, Cari, Luciano e Bia!), foi no Lab que eu tive a oportunidade de trabalhar como DA pela primeira vez, o que mudou toda a trajetória de carreira que eu pretendia seguir, e eu pude ver que eu sou capaz de criar coisas incríveis. Ainda estou na faculdade, no último semestre, mas sei que ter criado os monstrinhos vai sempre ser um dos meus maiores orgulhos.

Valdeir Mendes de Oliveira

2º/2022 | Revista AltLab | Banco do Brasil

Oi, sou o Valdeir Mendes de Oliveira, conhecido como “u Val”. Passei pelo Lab no semestre 2022.2 e, nesse mesmo tempo, fizemos o projeto Alt_Lab, uma revista digital repleta de perguntas e respostas, aprendizados e memórias. E por falar em memórias, as do Lab sempre estão presentes: memórias de amor, memórias de amizades, memórias de cansaço, memórias de crises e, por fim, memórias de muitos que já passaram por ali. Hoje eu faço estágio no Banco do Brasil, levando comigo o senso coletivo que foi ainda mais aguçado naquele semestre em que passei pelo Lab. O Lab é isso: coletividade. Saudades!


Bianca Coluccini

2º/2022 | Revista AltLab

Labipepê, casa de tantos aprendizados… experiências que engrandeceram minhas relações, aprimoraram minhas habilidades e me fizeram descobrir várias outras. Fazer parte do Laboratório é tão bom que não consigo sair, depois de aluna fui monitora e extensionista. Cada fase, uma vivência. É um lugar de desenvolvimento, inovação, arte, amor e cuidado. Sem falar em tamanha personalidade que carrega, desde os dinossauros até os contemporâneos. Obrigada por tudo LABPP, não sei onde estaria sem você!

 

 

Márya Eduarda Gonçalves

2º/2022 | Revista AltLab

O LabPP foi um misto de aprendizado e experiência. Meu semestre ficou responsável pela revista AltLab, um trabalho lindo que contou com a colaboração de todos, onde foi preciso se doar e aprender o novo. Foi desafiador fazer uma revista com tantas camadas, precisava de sentimento, qualidade, ideias e tudo isso são coisas que o Lab proporciona diariamente, ficamos imersos nesse ambiente, ali tudo é possível. Adquirimos conhecimento de diagramação, edição, podcast, infográficos, dentre tantos outros. O que eu aprendi se tornou bagagem para a futura profissional que serei, o trabalho em grupo, os desafios, a mudança de rota e a fé que o trabalho dará certo. Só tenho a agradecer, a Carina, ao Luciano e a minha turma por tudo isso. Obrigada! 

Álisson Teotonio

1º/2023 | Podcast Labiar | Associação P&D Brasil

Oi, me chamo Álisson Teotonio e fui aluno do Laboratório no primeiro semestre de 2023, cuja turma foi responsável pelo Podcast Labiar. O Lab foi um momento da minha graduação que guardo na memória com muito carinho. Além de fincar boas relações com os professores e colegas, pude também experimentar a publicidade do jeitinho que só a gente conhece. O Lab é isso: além de explorar múltiplas áreas da publicidade, você, enquanto aluno, é estimulado a explorar seu eu-profissional, ao passo que adquire novas competências e habilidades. Nossa aprendizagem e a criatividade vêm disso. Atualmente, trabalho na equipe de marketing de uma associação da agenda de tecnologia e inovação nacional e integro a equipe do Projeto Letransmídia como aluno de PIBIC.

Luca Mrojinski de Mello

1º/2023 | Podcast Labiar | EBC

Olá! Meu nome é Luca Mrojinski de Mello e eu fiz parte do desenvolvimento do podcast Labiar, feito no primeiro semestre de 2023. O LabPP foi muito importante para mim por ter me proporcionado o espaço, o tempo e o incentivo para me dedicar a um grande projeto. Os professores Carina e Luciano mudaram, com muito esforço, a minha visão sobre produtos sonoros e sobre o LabPP como um todo. Atualmente, estou estagiando na EBC, onde trabalho com muito do que aprendi no Lab. Do tempo que passei no LabPP, levo o trabalho em equipe, a dedicação e os aprendizados. Além disso, levo as broncas, as cobranças, o amor e o carinho dos incríveis professores dessa disciplina!

Pular para o conteúdo