CONVIDADOS

Pâmela Saunders Uchôa Craveiro

Literacia Publicitária para Crianças e Adolescentes: Caminhos para o Exercício da Cidadania Comunicativa

Mãe do Matias, de 2 anos. Docente do curso de Publicidade e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT. Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Vigo (Espanha). Com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Líder do OPSlab – Laboratório de Estudos em Publicidade, Comunicação e Sociedade. Pesquisadora cofundadora da RECRIA – Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências.

Rogério Colavesky

As Marcas, as Causas e os ODS no Grande Palco da Publicidade

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutoramento em Conteúdo de Marca pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona). Líder do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo. Pesquisador com bolsa produtividade do CNPq.

Fábio Hansen

Desafios à Formação em Publicidade

Docente na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador no Observatório de Publicidade e Ética no Consumo (Opetic) e no Grupo de Pesquisa Inovação no Ensino de Publicidade (IEP). Autor do livro (In)verdades sobre os profissionais de criação: poder, desejo, imaginação e autoria; coautor do livro Criação publicitária: desafios no ensino.

Renata Tomaz

Infâncias, mídias digitais e consumo na era das telas

Renata Tomaz é jornalista com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ). É professora adjunta do curso de graduação na Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (FGV Comunicação Rio) e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). É cofundadora da Rede de Pesquisa em Infâncias e Adolescências (Recria) e integra o Conselho Consultivo do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana. Autora do livro “O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, infância e celebridade. Investiga as relações entre mídia, processos de socialização de crianças e cultura digital. Entre seus interesses de pesquisa estão as mídias sociais e a governança na internet.

Elaine Silva

Publicidade e Propaganda: um caminho viável para diversificar receita de organizações e jornalismo independente

Possui formação em Administração de empresas e Gestão Financeira na UNIESP e Anhembi Morumbi, é responsável pela análise, gestão, controle contábil, planejamento estratégico de negócios, desenvolvimentos institucional e captação de recursos para organizações e empresas. Fundadora da Black Adnetwork, Sócia Diretora da Alma Preta Jornalismo, Co-Fundadora do Instituto Fala,Conselheira Titular do CNPIR (Conselho Nacional Pela Igualdade Racial), membro do Comitê Gestor do Plano Juventude Negra Viva (CGPJNV). Conselheira Consultiva nas organizações Tornavoz, Alafia, Sleeping Giants e DiversaCom. Diretora financeira nas empresas: Instituto Matizes, Diver.ssa

Nelson Vilalva

Mercado: teoria na prática

Nelson Vilalva é publicitário com 30 anos de experiência de mercado, tendo atendido clientes como Oi, TIM/MAXITEL, Brasil Telecom, Telemar, Neoenergia, C&A, Bancorbrás, Laboratórios SABIN e Exame, Leroy Merlin, JHSF, Ministérios das Cidades, Saúde e Turismo, SECOM/PR, GDF, Governos do Estado da Bahia, Rio e São Paulo, GDF, CLDF, Prefeituras do Rio e Salvador, Caixa, Banco do Brasil, APEX e SEBRAE.

Felipe Neves

Um olhar sobre UX e Publicidade

Com mais de 20 anos de experiência na área de Design e Tecnologia, atuou como professor universitário em renomadas instituições brasileiras, como Centro Universitário Senac, PUC-SP e Universidade Católica de Brasília. É mestre em Tecnologia em Sistemas Produtivos, com pesquisa sobre DesignOps e possui graduações em Design e Sistemas de informação, com pós também nas duas áreas. Possui diversas certificações na área de Design (UXPM – Level 3, Customer Experience Professional – F4P, ACE – Photoshop CC e InDesign) e Agilidade (CSPO, CSM, KMP), além de uma experiência de 13 anos no setor financeiro. Nesse período participou em projetos que impactaram a vida de milhões de brasileiros, como o Pix, Open Finance e, mais recentemente, Tokenização de Ativos e Drex. Atualmente ocupa a posição de Gerente de Governança e Operações de Design no Centro de Excelência em Experiência do Usuário do Banco do Brasil.

Fernanda Martinelli 

Representante da Coordenação-Geral de Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Professora Associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre pela mesma instituição. Research Fellow no Washington Brazil Office (WBO). Entre 2019-2020 foi Visiting Scholar na Brown University. Realiza pesquisas sobre consumo e cultura material, com foco em desigualdades, desenvolvimento, cadeias de produção, sustentabilidade e mudança social. Desde 2018 lidera o grupo de pesquisa Comunicação e Cultura Material. Atualmente integra a equipe da Coordenação-Geral de Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Bernardo Alencar

Convite para fazer barulho

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília, é sócio e diretor comercial da Agência Look & Feel e da Profile. Especialista em estratégias de comunicação e vendas B2B. Participou da segunda edição do TEDxAmazônia (2023).

Júlio Paranaguá 

Marketing cultural

Gerente de Cultura e responsável pela estratégia de atuação do Banco do Brasil em Cultura. Funcionário do BB há 17 anos, graduado em Economia e pós-graduado em Marketing Estratégico.

Pular para o conteúdo