SOBRE O EVENTO
20 ANOS À VISTA
LabPP-UnB: olhando para o futuro
Com quase 20 anos, o laboratório promove o desenvolvimento de competências voltadas para a comunicação publicitária contemporânea
Por Carina Flexor e Luciano Mendes
Nos últimos (quase) vinte anos, vivemos muitas transformações no Laboratório de Publicidade e Propaganda (LabPP) da Universidade de Brasília (UnB). Não há dúvidas de que um lugar que se configura como um laboratório é perfeito para observar as mudanças deste novo século. Com os olhos bem atentos, testemunhamos em tempo real o impacto das mudanças tecnológicas, estratégicas e, sobretudo, das relações humanas que alteraram nossos modos de pensar, expressar e sentir o mundo ao nosso redor.
Desde 2004, testando limites e possibilidades, o LabPP vem se consolidando como um espaço-tempo de experimentação no campo das linguagens e estratégias do campo publicitário. Com a participação de várias gerações de estudantes e professores, o Laboratório produziu uma vasta gama de materiais de diversas naturezas: campanhas publicitárias, anúncios, maquetes, escape room, livro infantil, fotonovela e site interativo, entre outras explorações que esse ambiente possibilitou ao longo dos anos.
Mais recentemente, em 2020, como todos sabemos, o mundo parou, fomos atravessados pela pandemia da COVID-19, um acontecimento que nos obrigou a interromper atividades presenciais, projetos
planos e, principalmente, anos reinventar como sociedade. Apesar do imenso desafio, o LabPP, sem decepcionar, mostrou-se preparado para enfrentar as dificuldades impostas. Afinal, que lugar seria melhor para abraçar os obstáculos e transformá-los em experiências únicas?
Nos (re)encontramos em 2022. A pandemia ainda não havia acabado, mas, graças à ciência (e muito trabalho coletivo) pudemos retomar as atividades presenciais. No ar, sentíamos uma mistura de expectativa, renovação e uma grande vontade de realizar. De certa forma, esse retorno se conformou como uma grande comemoração, e foi exatamente aí que nasceu a ideia de celebrar os vinte anos de existência do nosso Laboratório.
É nesse contexto que pensamos em desenvolver um projeto-afeto, colocando no centro todos os atores envolvidos com o LabPP – professores, estudantes de vários semestres e técnicos da faculdade – com o objetivo de construir uma série de materiais que culminarão no Evento Comemorativo dos 20 anos do Laboratório de Publicidade e Propaganda (LabPP) da UnB, a ser realizado em 2024.1.
Projetos planejados para a disciplina, de 2022.1 até 2024.2 (período das comemorações dos 20 anos do LabPP). Fonte: elaboração dos docentes da disciplina (2022).
Para proporcionar uma visão mais ampla do Projeto 20 Anos LabPP-UnB, a imagem ilustra parte do planejamento delineado, que prevê os seguintes projetos/semestres letivos: 2022.1 | Identidade de Marca; 2022.2 | Revista Digital e Impressa; 2023.1 | Produção de Conteúdo Sonoro (Podcast); 2023.2 | Exposição Artística; 2024.1 | Planejamento, Criação e Divulgação do Evento; 2024.2 | Evento e Livro-Memória.
Assim, a turma de 2022.1 criou uma identidade de marca para o LabPP, elaborando o Manual de Identidade de Marca como uma forma de celebrar duas décadas de produções realizadas dentro e fora de sala de aula. Essas produções moldaram este espaço, que evolui com o passar do tempo, sem jamais envelhecer.
Para essa comemoração, a citada turma foi desafiada com o primeiro LabPP pós-isolamento social decorrente da pandemia, desenvolvendo um projeto que explorou a criatividade em seus múltiplos sentidos. Acesse o Manual da Marca em: MIV_LabPP_20_anos_Em revisão.pdf
A turma de 2022.2, com a herança do trabalho desenvolvido pela turma anterior, teve como desafio conceber uma Revista Digital (que também será impressa). Destaca-se, desde já, que esse produto foi pensado como um poderoso instrumento de registro, memória e divulgação. Não apenas celebra a data comemorativa, mas, sobretudo, expande as paredes da sala de aula, levando as produções e seus criadores ao conhecimento das comunidades interna e externa do curso, revelando a riqueza semestralmente gerada no LabPP/UnB. Acesse a Revista AltLab em: AltLab – Revista Finalizada.pdf
Já a turma de 2023.1 teve como foco a produção de conteúdos sonoros. Considerando o contexto da sociedade da informação e do conhecimento, a turma concebeu uma série de episódios para um podcast. Foram criadas três editorias: Comunicação e Sociedade, Releituras e Desbravando os Brasis. Acesse o Labiar – Podcast do Laboratório de Publicidade e Propaganda da UnB em: Labiar Podcast | Spotify
A turma de 2023.2, por sua vez, concebeu um Projeto Expográfico que integrará a programação do evento comemorativo dos 20 anos do LabPP/UnB em 2024.2. A proposta
visa proporcionar uma imersão em diferentes linguagens e técnicas, permitindo a criação de produtos que questionam criticamente as relações entre o contexto histórico/político e a mídia, o consumo e a publicidade. Acesse as obras (curadoria) da Exposição Vai.Vem: Recortes e impressões do Brasil em: Obras Selecionadas.
Acesse a pasta completa com identidade e desenho expográfico em: 2/2023 – Exposição VAI.VEM.
A turma 2024.1, tem, desse modo, o desafio de desenvolver o planejamento do evento, o plano de comunicação e a campanha para sua divulgação, além da criação/produção das peças de comunicação, prevendo a implementação/avaliação da divulgação pré-evento, durante o evento e pós-evento.
A turma 2024.2, além de colaborar com a dinâmica do evento – que deverá ser realizado na terceira semana do semestre letivo –, será responsável por conceber um Livro-Memória, um livro impresso comemorativo dos 20 anos do LabPP.